Manual do Usuário
SRH010 – Sistema de Controle de
Recursos Humanos
Módulo de Segurança
Ordem
de Serviço Nº 1612
Versão 2.0
Histórico da Revisão
Data |
Versão |
Descrição |
Autor |
08/12/2009 |
1.0 |
Elaboração
do Documento Original |
Marco
Lisboa |
13/12/2009 |
1.0 |
Inclusão
de novas funcionalidades |
Marco
Lisbôa |
16/12/2009 |
2.0 |
Ajustes
no documento |
Luciano
Favilla |
16/12/2009 |
2.0 |
Ajustes
na lista de assinaturas e na folha de rosto |
Leonardo
Antunes |
Índice
1. INFORMAÇÕES
BÁSICAS DO SISTEMA
2.1 Como está organizado o manual
3. FUNCIONALIDADES
GERAIS DO SISTEMA
3.3 Visão Geral das Funcionalidades
3.4 Regras de Comportamento do Fluxo
4.1.3.2.3 Vincular
Módulo Externo
4.1.3.2.4 Excluir/Desvincular
Módulo Externo
4.1.3.4.1 Inserir
Tipo de Filtro
4.1.3.4.2 Alterar
Tipo de Filtro
4.1.3.4.3 Excluir
Tipo de Filtro
4.1.3.5 Manter
Dados dos Gestores
4.4.2 Incluir
/ Alterar Pessoa Física (ABA DADOS PESSOAIS)
4.4.3 Incluir
/ Alterar Pessoa Física (ABA ENDEREÇOS)
4.4.1 Incluir
/ Alterar Pessoa Física (ABA CONTATOS)
4.5.1 Consultar
Pessoa Jurídica
4.5.1 Incluir
/ Alterar Pessoa Jurídica (ABA DADOS DA EMPRESA)
4.5.2 Incluir
/ Alterar Pessoa Jurídica (ABA ENDEREÇOS)
4.5.1 Incluir
/ Alterar Pessoa Jurídica (ABA CONTATOS)
Índice
de Figuras
Figura 1: Mensagem informativa
Figura 7: Consulta de Requisição
Figura 8: Resultado da Consulta de Requisição
Figura 9: Inclusão de Requisição
Figura 10: Alteração de requisição.
Figura 11: Resultado da Consulta de Requisição II
Figura 12: Detalhamento de requisição
Glossário de Termos e
Siglas
CGTI
- |
Coordenação Geral de Tecnologia da
Informação. |
CPF
- |
Cadastro de Pessoa Física. |
CNPJ
- |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. |
MAPA
- |
Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento. |
SEGADMIN - |
Sistema de Segurança de Administração.
É o sistema de controle de usuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (MAPA). |
UF - |
Unidade
da Federação do Brasil. |
SEGADMIN – Sistema
de Segurança de Administração
Versão 1.0
O objetivo deste manual é auxiliar o usuário na
utilização do sistema, desta forma será apresentada as funcionalidades do
sistema, indicando os passos básicos de cada uma delas.
O manual está organizado de acordo com as funcionalidades presentes no sistema e está organizado de maneira que possa facilitar a execução de outras funcionalidades que não são acionadas via menu.
É o sistema de controle de usuários do
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A aplicação estará
disponível no Portal de Aplicativos Web do MAPA, para acessar ao sistema o
usuário deverá acessar o portal de aplicativos e selecionar a opção “CENSO –
Sistema de Censo”.
Os botões relacionados a seguir estão
presentes nas telas do sistema sempre na mesma posição e com a mesma função.
* |
Campos assinalados com * indicam que o preenchimento do mesmo é obrigatório. |
|
Exibe tela pop-up para realização de pesquisa. |
|
Exibe o respectivo help on-line da página. |
|
Exibe / oculta o menu lateral |
|
Abre / fecha todos os itens do menu |
|
Item de seleção multipla de registros |
|
Item de seleção única de registro |
|
Permite realização de consulta de acordo com o(s) parâmetro(os) informado(s) pelo usuário. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Permite a exclusão do(s) registro(s) selecionado(s) pelo usuário. |
|
Permite retornar para a tela de consulta (anterior) mantendo os dados do filtro e na mesma página do resultado da consulta. |
|
Confirma ação e registra os dados informados os dados no sistema. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso
anterior. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de uso. |
Exibe a descrição dos procedimentos associados a tela. |
|
Exibe as observações e ou regras associadas aos procedimentos da tela. |
Para melhor compreensão deste manual é
importante ressaltar as seguintes considerações:
·
Algumas
funcionalidades serão acessadas por perfis definidos por outro sistema do MAPA,
logo nem todas as funcionalidades descritas nesse manual podem ser acessadas por todos os usuários;
·
Os
menus de acesso e as funcionalidades deste sistema são montadas dinamicamente
por outra aplicação do MAPA, logo não estarão descritos neste manual;
·
Quando
for relevante para o fluxo da funcionalidade, algumas regras de negócio serão
descritas no item de “Observações”.
As mensagens do NovoSicorp – Módulo SEGADMIN foram
classificadas em informativa, alerta, sucesso e erro.
Mensagem que destaca aspectos importantes e esclarece situações específicas de uma dada funcionalidade ou do sistema em geral.
Figura 1: Mensagem informativa
Mensagem que notifica uma situação
anormal detectada pelo sistema, cuja correção dependa de intervenção do usuário
(ex.: O CPF informado é inválido.). É comumente exibida em função do lançamento
de uma exceção de negócio.
Figura
2: Mensagem de alerta
Mensagem que confirma a execução adequada pelo sistema de uma ação ordenada pelo usuário (ex.: Inclusão realizada com sucesso).
Figura 3: Mensagem de sucesso
Mensagem que notifica uma situação
anormal detectada pelo sistema, que implique em uma falha da plataforma de
software ou hardware (ex.: Banco de dados indisponível.). É comumente exibida
em função do lançamento de uma exceção de sistema.
Figura 4: Mensagem de Erro
O SCVA possui alguns recursos de navegação auxiliares que
buscam tornar o uso do sistema mais amigável.
Figura 5: Paginador
Figura 6: Calendário
Todas as funcionalidades do sistema estarão descritas nos
tópicos a seguir, organizados por funcionalidade, telas, procedimentos e
observações.
Este caso de uso permite a consulta,
inclusão, alteração e exclusão de aplicações.
Para
realizar a consulta, “informe” os dados que deseja pesquisar, e em
seguida “clique” em “Consultar”. Caso deseje consultar todas as
aplicações cadastradas, “clique”
apenas em “Consultar”, deixando os filtros em branco.
O sistema exibirá o resultado de acordo com os
parâmetros de pesquisa informados pelo usuário, conforme mostra a figura a
seguir:
Figura 7: Consultar Aplicações
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Sigla |
Sigla da Aplicação |
Linguagem |
Linguagem utilizada para
desenvolver a aplicação |
|
Grava os
dados preenchidos nos campos acima na base de dados do MAPA. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Exclui um registro selecionado na referida tabela. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso
anterior. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de
uso. |
Para incluir
uma nova aplicação no sistema, “clique” em “Novo”, e o sistema
exibirá a tela para inclusão dos dados da nova aplicação, conforme mostra a
figura a seguir:
Figura 8: Dados Gerais Pessoais
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Sigla |
Sigla da Aplicação |
Linguagem |
Linguagem utilizada para
desenvolver a aplicação |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de
dados do MAPA. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Exclui um registro selecionado na referida tabela. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso
anterior. |
|
Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de
uso. |
Após informar
os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os
dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo
obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá
uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.
Para realizar a alteração das
aplicações é necessário realizar a consulta das aplicações. Para rever os
passos para a realização da consulta de aplicações reveja o passo Consulta Aplicações
Na tela de consulta aplicações, “clique” no link ativo na sigla, o sistema exibirá a tela de alteração de aplicações e o sistema exibe abaixo as abas dos casos de uso estendidos, A primeira aba é apresentada selecionada, conforme figura a seguir:
Na tela de alteração de aplicações faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso deseje, inicie a navegação por abas, conforme a seqüência a seguir:
Esta
funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados do Grupo” e o sistema apresenta uma relação com todos os
grupos cadastrados, conforme figura abaixo:
Figura 9: Lista Dados do Grupo
|
|
Nome |
Nome do grupo |
Tipo |
Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. |
|
Exibe a tela de inclusão de grupo e solicita o preenchimento dos dados necessários |
|
Clique no botão para excluir Grupo e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de |
Esta
funcionalidade se inicia quando a opção <<Inserir Grupo>> é
selecionada. A funcionalidade permitirá cadastrar um grupo, conforme figura a
seguir:
Figura 9: Dados do Grupo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação que está
vinculado a um grupo |
Nome |
Nome do grupo |
Grupo
Pai |
Nome do Grupo principal. |
Grupo
Servidor |
Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados
do MAPA. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
Retorna para a tela anterior. |
Após informar
os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os
dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo
obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá
uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.
Para realizar a alteração de grupos é
necessário realizar a consulta de grupo.
Na tela de consulta de grupos, “clique”
no link ativo nome do grupo, o sistema exibirá a tela de alteração de grupo,
conforme figura a seguir:
Figura 10: Alterar Dados do Grupo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação que está
vinculado a um grupo |
Nome |
Nome do grupo |
Grupo
Pai |
Nome do Grupo principal. |
Grupo
Servidor |
Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de
dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
Retorna para a tela anterior. |
Na tela de
alteração grupo faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar”
para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar
algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o
sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário
não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e
a tela será fechada.
Para realizar
a exclusão do grupo é necessário selecionar a aba “Dados do Grupo”.
Na relação de “Dados de grupos”, “clique” no registro
selecionado para exclusão.
Na solicitação
de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da
exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do
registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.
Após a
exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Grupo.
Esta
funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Módulos” e o sistema apresenta uma relação com todos os módulos
cadastrados, conforme figura abaixo:
:
Figura 11: Consulta Dados de Módulo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação que está vinculado a um módulo |
Nome |
Nome do Módulo |
Classificação |
Classificação do domínio
agrupador pai para uma aplicação |
Ativo |
Status do módulo |
Ação |
Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service. |
|
Exibe a tela de inclusão de módulo e solicita o
preenchimento dos dados necessários: |
|
Exibe a tela de exclusão/Desvinculação de módulo e
solicita o preenchimento dos dados necessários |
Exibe a tela de inclusão de módulo externa e solicita o
preenchimento dos dados necessários: |
Esta
funcionalidade se inicia quando a botão <<Inserir Módulo>> é
selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar um novo módulo, conforme figura
a seguir:
Figura 12: Inclusão de Dados de Módulo
|
|
Aplicação |
Nome da aplicação que está vinculado a um módulo |
Nome |
Nome do Módulo |
Classificação |
Classificação do domínio
agrupador pai para uma aplicação |
Módulo
Pai |
Módulo pai do módulo atual |
Descrição |
Descrição do Módulo |
Ação |
Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service. |
Ativo |
Status do módulo |
Nr.
Procedência |
Ordenação dos módulos |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Após informar
os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os
dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo
obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá
uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.
Para realizar
a alteração de módulos é necessário realizar a consulta de grupo.
Na tela de
consulta de módulos, “clique” no link ativo nome do módulo, o sistema exibirá a
tela de alteração de grupo, conforme figura a seguir:
Figura 13: Dados de Módulo
|
|
Aplicação |
Nome da aplicação que está vinculado a um módulo |
Nome |
Nome do Módulo |
Classificação |
Classificação do domínio
agrupador pai para uma aplicação |
Módulo
Pai |
Módulo pai do módulo atual |
Descrição |
Descrição do Módulo |
Ação |
Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service. |
Ativo |
Status do módulo |
Nr.
Procedência |
Ordenação dos módulos |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Na tela de
alteração de módulo faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar”
para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar
algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o
sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.
Essa
funcionalidade permite vincular um módulo externo quando o ator aciona a opção
<<Incluir Módulo Externo>>, presente na aba Dados de Módulos que é
exibida na tela Alteração de Aplicação e o sistema exibe a tela Vincular Módulo
Externo, conforme figura abaixo:
Figura 14: Dados de Vincular Módulo Externo
|
|
Aplicação Principal |
Nome da aplicação que vai
receber o módulo a ser vinculado. |
Agrupador |
Conjunto de domínios da aplicação principal que podem receber o vinculo com um item de menu da aplicação externa. |
Aplicação
Externa |
Nome da aplicação proprietária
do Item de Menu que será vinculado à Aplicação Principal. Somente poderá
conter aplicações que foram criadas pelo ou migradas para o SEGADMIN. |
Módulo
Externo |
Módulo Externo da aplicação |
Nr.
Procedência |
Campo utilizado como índice de ordenação dos módulos |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Para realizar
a exclusão do grupo é necessário selecionar a aba “Dados de Módulos”.
Na relação de “Dados de Módulos”, “clique” no registro selecionado para
exclusão.
Na solicitação
de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da
exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do
registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.
Após a
exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Módulos.
Esta
funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Mensagens”
e o sistema apresenta uma relação com todos as mensagens cadastradas, conforme
figura abaixo:
Figura 15: Manter Mensagens
|
|
Título |
Nome da aplicação que vai
receber o módulo a ser vinculado. |
Data |
Conjunto de domínios da aplicação principal que podem receber o vinculo com um item de menu da aplicação externa. |
Ativo |
Nome da aplicação proprietária
do Item de Menu que será vinculado à Aplicação Principal. Somente poderá
conter aplicações que foram criadas pelo ou migradas para o SEGADMIN. |
|
Exibe a tela de inclusão de mensagens e solicita o preenchimento dos dados necessários |
|
Clique no botão para excluir mensagens e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de |
Esta
funcionalidade se inicia quando a botão <<Inserir Mensagens>> é
selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar uma nova mensagem, conforme
figura a seguir:
Figura 15: Inserir Mensagens
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação a que a
mensagem pertence |
Título |
Título da mensagem |
Descrição |
Descrição da Mensagem da
aplicação. |
Data
|
Data de inclusão da mensagem (DD/MM/AAAA) |
Ativo |
Status de inclusão da mensagem |
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Após informar
os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os
dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo
obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá
uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.
O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.
Para realizar
a alteração de mensagens é necessário realizar a consulta de mensagens.
Na tela de
consulta de mensagens, “clique” no link ativo título e o sistema exibirá a tela
de alteração de mensagens, conforme figura a seguir:
Figura 16: Alterar Mensagens
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação a que a
mensagem pertence |
Título |
Título da mensagem |
Descrição |
Descrição da Mensagem da
aplicação. |
Data
|
Data de inclusão da mensagem (DD/MM/AAAA) |
Ativo |
Status de inclusão da mensagem |
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Para realizar a exclusão de mensagens é necessário selecionar a aba “Dados de Mensagens”.
Na relação de
“Dados de Mensagens”, “clique” no registro selecionado para exclusão.
Na solicitação
de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da
exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do
registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.
Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Módulos.
Esta
funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Tipo de
Filtro” e o sistema apresenta uma relação com todos os filtros cadastrados,
conforme figura abaixo:
Figura 18: Consultar Tipo de Filtro
|
|
Nome |
Nome do Tipo de Filtro |
Descrição |
Descrição do Tipo de Filtro |
|
Exibe a tela de inclusão de tipo de filtros e solicita o preenchimento dos dados necessários |
|
Clique no botão para excluir tipo de filtro e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de |
Esta funcionalidade
se inicia quando a botão <<Inserir Tipo de Filtro>> é selecionado.
A funcionalidade permitirá cadastrar uma nova mensagem, conforme figura a
seguir:
Figura 19: Dados de Vincular Módulo Externo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Nome |
Nome do Tipo de Filtro |
Descrição |
Descrição do Tipo de Filtro |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Na tela de
consulta de “Dados de Tipo de Filtro”, “clique” no link ativo nome e o sistema
exibirá a tela de alteração de tipo de filtro, conforme figura a seguir:
Figura 20: Dados de Vincular Módulo Externo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Nome |
Nome do Tipo de Filtro |
Descrição |
Descrição do Tipo de Filtro |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Para realizar
a exclusão de tipos de Filtros é necessário selecionar a aba “Dados de Tipos de
Filtros”.
Na relação de
“Dados de Tipos de Filtro”, “clique” no registro selecionado para exclusão.
Na solicitação
de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da
exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do
registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.
Após a
exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Tipos de Filtros.
Esta
funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Gestores” e
o sistema apresenta uma relação com todos os filtros cadastrados, conforme
figura abaixo:
Figura 22: Manter Dados dos Gestores
|
|
Nome |
Nome do Gestor |
Email |
Email do Gestor |
|
Botão que exibe a tela de inclusão de Gestor na aplicação. |
|
Botão que desvincula os gestores selecionados da aplicação. |
Essa
funcionalidade permite vincular um gestor a aplicação quando o ator aciona a
opção <<Vincular Gestor>>, conforme figura abaixo:
Figura 23: Dados de Vincular Módulo Externo
|
|
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Usuário |
Nome do gestor da aplicação |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Retorna a tela anterior. |
Para realizar
a Desvinculação de um gestor é necessário selecionar a aba “Dados de Gestores”.
Na relação de
“Dados de Gestores”, “clique” no registro selecionado para desvinvulação.
Na solicitação
de desvinculação de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da desvinculação
do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a desvinculação do
registro, caso seja permitida a desvinculação desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a desvinculação.
Após a desvinculação
do registro, o sistema retorna para a tela Manter
Gestores.
Para
realizar a exclusão das aplicações é necessário realizar a consulta das
aplicações. Para rever os passos para a realização da consulta de aplicações
reveja o passo Consulta Aplicações
Na tela de consulta aplicações, “clique” no registro selecionado para exclusão.
Na solicitação de exclusão de registro
o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro, após a
confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a
exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando
a exclusão.
Após a exclusão do registro, o sistema
retorna para a tela Consulta Aplicações.
Essa
funcionalidade permite Vincular Acesso aos módulos da Aplicação.
O
usuário deve selecionar a aplicação e depois informar o grupo no qual haverá o
vínculo. Então o sistema mostrará a lista de módulos para complemento do
vínculo, conforme figura abaixo:
Figura 24: Dados de
Vincular Módulo Externo
Aplicação |
Nome da Aplicação |
Grupo |
Nome do gestor da aplicação |
Módulos |
Módulos da aplicação |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
Após a
confirmação, o sistema mostrará a mensagem de que a operação foi executada com
sucesso.
Esta funcionalidade permite a
consulta, inclusão, alteração e exclusão de usuário.
Essa
funcionalidade permite que o usuário realize a consulta de usuários. Para
iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Usuário e então o
sistema exibirá a tela de Consulta de usuário conforme figura a seguir
|
|
Tipo de Usuário |
Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida |
CPF |
CPF da pessoa física a ser cadastrada. |
Login |
Login do usuário |
Nome |
E-mail que será utilizado para contato do usuário. |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
Esta
funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. A
funcionalidade permitirá cadastrar um novo usuário, conforme figura a seguir:
|
|
Tipo de Usuário |
Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida |
CPF |
CPF da pessoa física a ser cadastrada. |
Login |
Login do usuário |
Nome |
E-mail que será utilizado para contato do usuário. |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Reenvia a senha para o email pré-cadastrado no sistema |
Na tela de
consulta de “Usuário”, “clique” no link ativo login e o sistema exibirá a tela
de alteração de usuário, conforme figura a seguir:
|
|
Tipo de Usuário |
Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida |
CPF |
CPF da pessoa física a ser cadastrada. |
Login |
Login do usuário |
Nome |
E-mail que será utilizado para contato do usuário. |
Aplicação |
Aplicação ao qual o usuário terá acesso |
Grupo |
Grupo a que pertence a aplicação |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Reenvia a senha para o email pré-cadastrado no sistema |
|
Para realizar
a exclusão de um usuário é necessário realizar a consulta de usuário. Para
rever os passos para a realização da consulta de usuário reveja o passo Consultar Usuário
Na tela de
consulta usuário, “clique” no registro selecionado para exclusão.
Na solicitação
de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da
exclusão do registro, após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do
registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o
sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.
Após a
exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Consultar Usuário.
Esta funcionalidade permite a
consulta, inclusão, alteração e exclusão de pessoa física.
Essa funcionalidade permite que o usuário realize a consulta a pessoa física. Para iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Pessoa Física e então o sistema exibirá a tela de Consulta, conforme figura a seguir:
Figura 25:
|
|
CPF |
Nome da pessoa física. |
Nome |
CPF da pessoa física a ser cadastrada. |
|
Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
|
Permite limpar dados informados na tela. |
|
Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
|
Exclui um registro selecionado. |
Esta
funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. O
sistema apresentará 3 abas para inclusão dos dados da pessoa física, sendo a
primeira << Dados Pessoais>> selecionada, conforme figura abaixo:
O
usuário deverá preencher as informações acima e selecionar o botão <<
Confirmar>>. Quando o sistema confirmar as informações, as abas Endereço
e contatos serão habilitadas, conforme figura abaixo:
O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:
O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:
Esta funcionalidade permite a
consulta, inclusão, alteração e exclusão de pessoas jurídica.
Essa funcionalidade permite que o usuário realize a consulta a pessoa jurídica. Para iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Pessoa Juríduica e então o sistema exibirá a tela de Consulta, conforme figura a seguir:
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CNPJ |
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica |
Razão Social |
Razão Social da pessoa jurídica |
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Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
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Permite limpar dados informados na tela. |
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Permite a inclusão de um novo registro no sistema. |
Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. O sistema apresentará 3 abas para inclusão dos dados da pessoa física, sendo a primeira << Dados da Empresa >> selecionada, conforme figura abaixo:
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CNPJ |
CNPJ da pessoa jurídica a ser cadastrada. |
Inscrição Estadual |
Número da Inscrição Estadual da pessoa jurídica. |
Razão Social |
Razão Social da pessoa jurídica |
Nome Fantasia |
Nome fantasia da pessoa jurídica. |
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Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
O
usuário deverá preencher as informações acima e selecionar o botão <<
Confirmar>>. Quando o sistema confirmar as informações, as abas Endereço
e contatos serão habilitadas, conforme figura abaixo:
O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:
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CEP |
Número do CEP do endereço da pessoa jurídica. |
UF |
UF do endereço da pessoa jurídica. |
Município |
Município do endereço da pessoa jurídica. |
Logradouro |
Descrição do logradouro informado pela pessoa jurídica |
Número |
Utilizado para detalhar o número do endereço informado no cadastramento de pessoa. |
Complemento |
Informação complementar do endereço da pessoa jurídica. |
Bairro |
Informa o bairro referente ao endereço cadastrado para a pessoa. |
Tipo de Endereço |
Tipo do endereço da pessoa jurídica |
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Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:
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Tipo de Contato |
Informa o tipo de contato referente ao endereço selecionado. |
Endereço |
Endereço do contato |
Telefone |
Indica o telefone de contato da pessoa para um dos endereços informados. |
Email |
Email de contato da pessoa para um dos endereços informados. |
Fax |
Fax de contato da pessoa para um dos endereços informados |
Página na Internet |
Página de internet para contato da pessoa para um dos endereços informados. |
Bairro |
Informa o bairro referente ao endereço cadastrado para a pessoa. |
Tipo de Endereço |
Tipo do endereço da pessoa jurídica |
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Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados. |
Concordam com
conteúdo deste documento:
Leonardo Antunes |
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Área:
Consórcio BPM |
Cargo:
Analista de Sistemas |
Matrícula: |
Data: |
Assinatura/Carimbo: |
Francisco José Menezes
Lima |
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Área: CGTI/MAPA |
Cargo:
Analista de Sistemas Responsável |
Matrícula: 16624947 |
Data: |
Assinatura/Carimbo: |
Fabrício Muniz Teles
Brandão |
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Área:
CGTI/MAPA |
Cargo:
Analista de Sistema Responsável |
Matrícula: 1574684 |
Data: |
Assinatura/Carimbo: |