Manual do Usuário

SRH010 – Sistema de Controle de Recursos Humanos

Módulo de Segurança

Ordem de Serviço Nº 1612

Versão 2.0

 

 

 


Histórico da Revisão

Data

Versão

Descrição

Autor

08/12/2009

1.0

Elaboração do Documento Original

Marco Lisboa

13/12/2009

1.0

Inclusão de novas funcionalidades

Marco Lisbôa

16/12/2009

2.0

Ajustes no documento

Luciano Favilla

16/12/2009

2.0

Ajustes na lista de assinaturas e na folha de rosto

Leonardo Antunes


Índice

1.     INFORMAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA. 7

1.1       Nome. 7

1.2       Versão do Sistema. 7

2.     INFORMAÇÕES DO MANUAL. 7

2.1       Como está organizado o manual 7

3.     FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA. 7

3.1       O que é o SEGADMIN?. 7

3.2       Como acessar?. 7

3.3       Visão Geral das Funcionalidades. 7

3.4       Regras de Comportamento do Fluxo. 8

3.5       Mensagens. 9

3.5.1        Mensagens Informativas. 9

3.5.2        Mensagens de Alerta. 9

3.5.3        Mensagens de Sucesso. 9

3.5.4        Mensagens de Erro. 10

3.6       Recursos de Navegação. 10

3.6.1        Paginação. 10

3.6.2        Calendário. 10

4.     FuncionalIdades do Sistema. 11

4.1       Manter Aplicações. 11

4.1.1        Consultar Aplicações. 11

4.1.2        Cadastrar Aplicações. 12

4.1.3        Alterar Aplicações. 13

4.1.3.1         Manter Grupo. 14

4.1.3.1.1     Inserir Grupo. 15

4.1.3.1.2     Alterar Grupo. 16

4.1.3.1.3     Excluir Grupo. 17

4.1.3.2         Manter Módulos. 18

4.1.3.2.1     Inserir Módulo. 19

4.1.3.2.2     Alterar Módulo. 20

4.1.3.2.3     Vincular Módulo Externo. 22

4.1.3.2.4     Excluir/Desvincular Módulo Externo. 23

4.1.3.3         Manter Mensagens. 23

4.1.3.3.1     Inserir Mensagens. 24

4.1.3.3.2     Alterar Mensagens. 26

4.1.3.3.3     Excluir Mensagens. 27

4.1.3.4         Manter Tipo de Filtro. 27

4.1.3.4.1     Inserir Tipo de Filtro. 28

4.1.3.4.2     Alterar Tipo de Filtro. 29

4.1.3.4.3     Excluir Tipo de Filtro. 30

4.1.3.5         Manter Dados dos Gestores. 30

4.1.3.5.1     Vincular Gestor 31

4.1.3.5.2     Desvincular Gestor 31

4.1.4        Excluir Aplicação. 32

4.2       Vincular Acesso. 32

4.3       Manter Usuário. 33

4.3.1        Consultar Usuário. 33

4.3.1        Incluir Usuário. 34

4.3.1        Alterar Usuário. 35

4.3.2        Excluir Usuário. 37

4.4       Manter Pessoa Física. 37

4.4.1        Consultar Pessoa Física. 37

4.4.2        Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA DADOS PESSOAIS) 38

4.4.3        Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA ENDEREÇOS) 39

4.4.1        Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA CONTATOS) 39

4.5       Manter Pessoa Jurídica. 40

4.5.1        Consultar Pessoa Jurídica. 40

4.5.1        Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA DADOS DA EMPRESA) 41

4.5.2        Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA ENDEREÇOS) 41

4.5.1        Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA CONTATOS) 42

5.     APROVAÇÃO.. 44

 

 

 


 

Índice de Figuras

 

Figura 1:  Mensagem informativa. 9

Figura 2: Mensagem de alerta. 9

Figura 3: Mensagem de sucesso. 9

Figura 4: Mensagem de Erro. 10

Figura 5: Paginador 10

Figura 6: Calendário. 11

Figura 7: Consulta de Requisição. 11

Figura 8: Resultado da Consulta de Requisição. Erro! Indicador não definido.

Figura 9: Inclusão de Requisição. Erro! Indicador não definido.

Figura 10: Alteração de requisição. Erro! Indicador não definido.

Figura 11: Resultado da Consulta de Requisição II Erro! Indicador não definido.

Figura 12: Detalhamento de requisição. Erro! Indicador não definido.


Glossário de Termos e Siglas

 

 

CGTI -

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação.

CPF -

Cadastro de Pessoa Física.

CNPJ -

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

MAPA -

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

SEGADMIN -

Sistema de Segurança de Administração. É o sistema de controle de usuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

UF -

Unidade da Federação do Brasil.

 


Manual do Usuário

 

1.    INFORMAÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA

1.1    Nome

SEGADMIN – Sistema de Segurança de Administração

1.2    Versão do Sistema

Versão 1.0

 

2.    INFORMAÇÕES DO MANUAL

O objetivo deste manual é auxiliar o usuário na utilização do sistema, desta forma será apresentada as funcionalidades do sistema, indicando os passos básicos de cada uma delas.

2.1    Como está organizado o manual

O manual está organizado de acordo com as funcionalidades presentes no sistema e está organizado de maneira que possa facilitar a execução de outras funcionalidades que não são acionadas via menu.

 

3.    FUNCIONALIDADES GERAIS DO SISTEMA

3.1    O que é o SEGADMIN?

 É o sistema de controle de usuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

3.2    Como acessar?

A aplicação estará disponível no Portal de Aplicativos Web do MAPA, para acessar ao sistema o usuário deverá acessar o portal de aplicativos e selecionar a opção “CENSO – Sistema de Censo”.

3.3    Visão Geral das Funcionalidades

Os botões relacionados a seguir estão presentes nas telas do sistema sempre na mesma posição e com a mesma função.

*

Campos assinalados com * indicam que o preenchimento do mesmo é obrigatório.

Exibe tela pop-up para realização de pesquisa.

Exibe o respectivo help on-line da página. 

*

Exibe / oculta o menu lateral

*

Abre / fecha todos os itens do menu

Item de seleção multipla de registros

  

Item de seleção única de registro

Permite realização de consulta de acordo com o(s) parâmetro(os) informado(s) pelo usuário.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Permite a exclusão do(s) registro(s) selecionado(s) pelo usuário.

Permite retornar para a tela de consulta (anterior) mantendo os dados do filtro e na mesma página do resultado da consulta.

Confirma ação e registra os dados informados os dados no sistema.

Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso anterior.

Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de uso.

Exibe a descrição dos procedimentos associados a tela.

Exibe as observações e ou regras associadas aos procedimentos da tela.

 

3.4    Regras de Comportamento do Fluxo

Para melhor compreensão deste manual é importante ressaltar as seguintes considerações:

·         Algumas funcionalidades serão acessadas por perfis definidos por outro sistema do MAPA, logo nem todas as funcionalidades descritas nesse manual podem  ser acessadas por todos os usuários;

·         Os menus de acesso e as funcionalidades deste sistema são montadas dinamicamente por outra aplicação do MAPA, logo não estarão descritos neste manual;

·         Quando for relevante para o fluxo da funcionalidade, algumas regras de negócio serão descritas no item de “Observações”.

3.5    Mensagens

As mensagens do NovoSicorp – Módulo SEGADMIN foram classificadas em informativa, alerta, sucesso e erro.

3.5.1       Mensagens Informativas

Mensagem que destaca aspectos importantes e esclarece situações específicas de uma dada funcionalidade ou do sistema em geral.

Figura 1:  Mensagem informativa

3.5.2       Mensagens de Alerta

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, cuja correção dependa de intervenção do usuário (ex.: O CPF informado é inválido.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de negócio.

 

Figura 2: Mensagem de alerta

3.5.3       Mensagens de Sucesso

Mensagem que confirma a execução adequada pelo sistema de uma ação ordenada pelo usuário (ex.: Inclusão realizada com sucesso).

 

Figura 3: Mensagem de sucesso

3.5.4       Mensagens de Erro

Mensagem que notifica uma situação anormal detectada pelo sistema, que implique em uma falha da plataforma de software ou hardware (ex.: Banco de dados indisponível.). É comumente exibida em função do lançamento de uma exceção de sistema.

 

Figura 4: Mensagem de Erro

3.6    Recursos de Navegação

O SCVA possui alguns recursos de navegação auxiliares que buscam tornar o uso do sistema mais amigável.

3.6.1       Paginação

Em uma funcionalidade de pesquisa, quando o sistema retornar uma quantidade de itens acima do máximo definido no sistema, será exibido um paginador, para facilitar a navegação entre as páginas de resultado da consulta.

 

Figura 5: Paginador

3.6.2       Calendário

O usuário deverá utilizar este recurso para efetuar o preenchimento das datas solicitadas em algumas funcionalidades do SCVA.

Figura 6: Calendário

 

 

4.    FuncionalIdades do Sistema

Todas as funcionalidades do sistema estarão descritas nos tópicos a seguir, organizados por funcionalidade, telas, procedimentos e observações.

4.1    Manter Aplicações

Este caso de uso permite a consulta, inclusão, alteração e exclusão de aplicações.

4.1.1       Consultar Aplicações

Para realizar a consulta, “informe” os dados que deseja pesquisar, e em seguida “clique” em “Consultar”. Caso deseje consultar todas as aplicações cadastradas, “clique” apenas em “Consultar”, deixando os filtros em branco.

O  sistema exibirá o resultado de acordo com os parâmetros de pesquisa informados pelo usuário, conforme mostra a figura a seguir:

 

Figura 7: Consultar Aplicações

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Sigla

Sigla da Aplicação

Linguagem

Linguagem utilizada para desenvolver a aplicação

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados do MAPA.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Exclui um registro selecionado na referida tabela.

Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso anterior.

Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de uso.

 

4.1.2       Cadastrar Aplicações

Para incluir uma nova aplicação no sistema, “clique” em “Novo”, e o sistema exibirá a tela para inclusão dos dados da nova aplicação, conforme mostra a figura a seguir:

Figura 8: Dados Gerais Pessoais

 

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Sigla

Sigla da Aplicação

Linguagem

Linguagem utilizada para desenvolver a aplicação

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados do MAPA.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Exclui um registro selecionado na referida tabela.

Direciona o Usuário do sistema para o caso de uso anterior.

Direciona o Usuário do sistema para o próximo caso de uso.

Após informar os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3       Alterar Aplicações

 

Para realizar a alteração das aplicações é necessário realizar a consulta das aplicações. Para rever os passos para a realização da consulta de aplicações reveja o passo Consulta Aplicações

Na tela de consulta aplicações, “clique” no link ativo na sigla, o sistema exibirá a tela de alteração de aplicações e o sistema exibe abaixo as abas dos casos de uso estendidos, A primeira aba é apresentada selecionada, conforme figura a seguir:

 

Na tela de alteração de aplicações faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso deseje, inicie a navegação por abas, conforme a seqüência a seguir:

4.1.3.1   Manter Grupo

Esta funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados do Grupo” e o sistema apresenta uma relação com todos os grupos cadastrados, conforme figura abaixo:

Figura 9: Lista Dados do Grupo

 

Nome

Nome do grupo

Tipo

Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Exibe a tela de inclusão de grupo e solicita o preenchimento dos dados necessários

Clique no botão para excluir Grupo e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de

 

4.1.3.1.1         Inserir Grupo

            Esta funcionalidade se inicia quando a opção <<Inserir Grupo>> é selecionada. A funcionalidade permitirá cadastrar um grupo, conforme figura a seguir:

 

Figura 9: Dados do Grupo

 

Aplicação

Nome da Aplicação que está vinculado a um grupo

Nome

Nome do grupo

Grupo Pai

Nome do Grupo principal.

Grupo Servidor

Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados do MAPA.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna para a tela anterior.

Após informar os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3.1.2         Alterar Grupo

 

Para realizar a alteração de grupos é necessário realizar a consulta de grupo.

Na tela de consulta de grupos, “clique” no link ativo nome do grupo, o sistema exibirá a tela de alteração de grupo, conforme figura a seguir:

 

Figura 10: Alterar Dados do Grupo

 

Aplicação

Nome da Aplicação que está vinculado a um grupo

Nome

Nome do grupo

Grupo Pai

Nome do Grupo principal.

Grupo Servidor

Identifica quando o grupo poderá ser composto apenas por servidores do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna para a tela anterior.

Na tela de alteração grupo faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3.1.3         Excluir Grupo

Para realizar a exclusão do grupo é necessário selecionar a aba “Dados do Grupo”.

Na relação de “Dados de grupos”, “clique” no registro selecionado para exclusão.

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão. 

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Grupo.

 

 

 

 

4.1.3.2   Manter Módulos

Esta funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Módulos” e o sistema apresenta uma relação com todos os módulos cadastrados, conforme figura abaixo:

:

Figura 11: Consulta Dados de Módulo

 

Aplicação

Nome da Aplicação que está vinculado a um módulo

Nome

Nome do Módulo

Classificação

Classificação do domínio agrupador pai para uma aplicação

Ativo

Status do módulo

Ação

Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service.

Exibe a tela de inclusão de módulo e solicita o preenchimento dos dados necessários:

Exibe a tela de exclusão/Desvinculação de módulo e solicita o preenchimento dos dados necessários

Exibe a tela de inclusão de módulo externa e solicita o preenchimento dos dados necessários:

 

4.1.3.2.1         Inserir Módulo

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Inserir Módulo>> é selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar um novo módulo, conforme figura a seguir:

Figura 12: Inclusão de Dados de Módulo

 

Aplicação

Nome da aplicação que está vinculado a um módulo

Nome

Nome do Módulo

Classificação

Classificação do domínio agrupador pai para uma aplicação

Módulo Pai

Módulo pai do módulo atual

Descrição

Descrição do Módulo

Ação

Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service.

Ativo

Status do módulo

Nr. Procedência

Ordenação dos módulos

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

Após informar os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3.2.2         Alterar Módulo

Para realizar a alteração de módulos é necessário realizar a consulta de grupo.

Na tela de consulta de módulos, “clique” no link ativo nome do módulo, o sistema exibirá a tela de alteração de grupo, conforme figura a seguir:

 

Figura 13: Dados de Módulo

 

Aplicação

Nome da aplicação que está vinculado a um módulo

Nome

Nome do Módulo

Classificação

Classificação do domínio agrupador pai para uma aplicação

Módulo Pai

Módulo pai do módulo atual

Descrição

Descrição do Módulo

Ação

Representa a URL chamada por um item de menu ou a role utilizada pelo sistema de segurança para um serviço ou web service.

Ativo

Status do módulo

Nr. Procedência

Ordenação dos módulos

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

Na tela de alteração de módulo faça as alterações necessárias, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3.2.3         Vincular Módulo Externo

Essa funcionalidade permite vincular um módulo externo quando o ator aciona a opção <<Incluir Módulo Externo>>, presente na aba Dados de Módulos que é exibida na tela Alteração de Aplicação e o sistema exibe a tela Vincular Módulo Externo, conforme figura abaixo:

Figura 14: Dados de Vincular Módulo Externo

 

 

Aplicação Principal

Nome da aplicação que vai receber o módulo a ser vinculado.

Agrupador

Conjunto de domínios da aplicação principal que podem receber o vinculo com um item de menu da aplicação externa.

Aplicação Externa

Nome da aplicação proprietária do Item de Menu que será vinculado à Aplicação Principal. Somente poderá conter aplicações que foram criadas pelo ou migradas para o SEGADMIN.

Módulo Externo

Módulo Externo da aplicação

Nr. Procedência

Campo utilizado como índice de ordenação dos módulos

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

 

4.1.3.2.4         Excluir/Desvincular Módulo Externo

Para realizar a exclusão do grupo é necessário selecionar a aba “Dados de Módulos”.

Na relação de “Dados de Módulos”, “clique” no registro selecionado para exclusão.

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão. 

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Módulos.

4.1.3.3   Manter Mensagens

Esta funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Mensagens” e o sistema apresenta uma relação com todos as mensagens cadastradas, conforme figura abaixo:

 

 

Figura 15: Manter Mensagens

 

Título

Nome da aplicação que vai receber o módulo a ser vinculado.

Data

Conjunto de domínios da aplicação principal que podem receber o vinculo com um item de menu da aplicação externa.

Ativo

Nome da aplicação proprietária do Item de Menu que será vinculado à Aplicação Principal. Somente poderá conter aplicações que foram criadas pelo ou migradas para o SEGADMIN.

Exibe a tela de inclusão de mensagens e solicita o preenchimento dos dados necessários

Clique no botão para excluir mensagens e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de

 

4.1.3.3.1         Inserir Mensagens

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Inserir Mensagens>> é selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar uma nova mensagem, conforme figura a seguir:

Figura 15: Inserir Mensagens

 

Aplicação

Nome da Aplicação a que a mensagem pertence

Título

Título da mensagem

Descrição

Descrição da Mensagem da aplicação.

Data

Data de inclusão da mensagem (DD/MM/AAAA)

Ativo

Status de inclusão da mensagem

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

Após informar os dados no formulário, “clique” em “confirmar” para gravar os dados no sistema. Nesse momento, caso tenha deixado de informar algum campo obrigatório ou tenha informado algum campo incorretamente, o sistema exibirá uma mensagem informando ao usuário do ocorrido.

O registro será gravado no sistema apenas se o formulário não apresentar nenhum tipo de pendências, nesse caso, o registro será gravado e a tela será fechada.

4.1.3.3.2         Alterar Mensagens

Para realizar a alteração de mensagens é necessário realizar a consulta de mensagens.

Na tela de consulta de mensagens, “clique” no link ativo título e o sistema exibirá a tela de alteração de mensagens, conforme figura a seguir:

Figura 16: Alterar Mensagens

 

 

Aplicação

Nome da Aplicação a que a mensagem pertence

Título

Título da mensagem

Descrição

Descrição da Mensagem da aplicação.

Data

Data de inclusão da mensagem (DD/MM/AAAA)

Ativo

Status de inclusão da mensagem

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

 

4.1.3.3.3         Excluir Mensagens

Para realizar a exclusão de mensagens é necessário selecionar a aba “Dados de Mensagens”.

Na relação de “Dados de Mensagens”, “clique” no registro selecionado para exclusão.

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão. 

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Módulos.

4.1.3.4   Manter Tipo de Filtro

Esta funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Tipo de Filtro” e o sistema apresenta uma relação com todos os filtros cadastrados, conforme figura abaixo:

 

Figura 18: Consultar Tipo de Filtro

 

 

Nome

Nome do Tipo de Filtro

Descrição

Descrição do Tipo de Filtro

Exibe a tela de inclusão de tipo de filtros e solicita o preenchimento dos dados necessários

Clique no botão para excluir tipo de filtro e um ou mais registro(s) selecionado(s) através de

 

4.1.3.4.1         Inserir Tipo de Filtro

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Inserir Tipo de Filtro>> é selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar uma nova mensagem, conforme figura a seguir:

Figura 19: Dados de Vincular Módulo Externo

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Nome

Nome do Tipo de Filtro

Descrição

Descrição do Tipo de Filtro

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

 

4.1.3.4.2         Alterar Tipo de Filtro

Na tela de consulta de “Dados de Tipo de Filtro”, “clique” no link ativo nome e o sistema exibirá a tela de alteração de tipo de filtro, conforme figura a seguir:

Figura 20: Dados de Vincular Módulo Externo

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Nome

Nome do Tipo de Filtro

Descrição

Descrição do Tipo de Filtro

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

 

4.1.3.4.3         Excluir Tipo de Filtro

Para realizar a exclusão de tipos de Filtros é necessário selecionar a aba “Dados de Tipos de Filtros”.

Na relação de “Dados de Tipos de Filtro”, “clique” no registro selecionado para exclusão.

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão.

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Manter Tipos de Filtros.

 

4.1.3.5   Manter Dados dos Gestores

Esta funcionalidade se inicia quando o usuário seleciona a aba “Dados de Gestores” e o sistema apresenta uma relação com todos os filtros cadastrados, conforme figura abaixo:

Figura 22: Manter Dados dos Gestores

 

Nome

Nome do Gestor

Email

Email do Gestor

Botão que exibe a tela de inclusão de Gestor na aplicação.

Botão que desvincula os gestores selecionados da aplicação.

 

4.1.3.5.1         Vincular Gestor

Essa funcionalidade permite vincular um gestor a aplicação quando o ator aciona a opção <<Vincular Gestor>>, conforme figura abaixo:

Figura 23: Dados de Vincular Módulo Externo

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Usuário

Nome do gestor da aplicação

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Retorna a tela anterior.

 

4.1.3.5.2         Desvincular Gestor

Para realizar a Desvinculação de um gestor é necessário selecionar a aba “Dados de Gestores”.

Na relação de “Dados de Gestores”, “clique” no registro selecionado para desvinvulação.

Na solicitação de desvinculação de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da desvinculação do registro. Após a confirmação, o sistema realizará a desvinculação do registro, caso seja permitida a desvinculação desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a desvinculação.

Após a desvinculação do registro, o sistema retorna para a tela Manter Gestores.

4.1.4       Excluir Aplicação

       Para realizar a exclusão das aplicações é necessário realizar a consulta das aplicações. Para rever os passos para a realização da consulta de aplicações reveja o passo Consulta Aplicações

Na tela de consulta aplicações, “clique” no registro selecionado para exclusão.

 

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro, após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão. 

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Consulta Aplicações.

4.2    Vincular Acesso

Essa funcionalidade permite Vincular Acesso aos módulos da Aplicação.

O usuário deve selecionar a aplicação e depois informar o grupo no qual haverá o vínculo. Então o sistema mostrará a lista de módulos para complemento do vínculo, conforme figura abaixo:

 

 

Figura 24: Dados de Vincular Módulo Externo

 

Aplicação

Nome da Aplicação

Grupo

Nome do gestor da aplicação

Módulos

Módulos da aplicação

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Após a confirmação, o sistema mostrará a mensagem de que a operação foi executada com sucesso.

4.3    Manter Usuário

Esta funcionalidade permite a consulta, inclusão, alteração e exclusão de usuário.

 

4.3.1       Consultar Usuário

Essa funcionalidade permite que o usuário realize a consulta de usuários. Para iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Usuário e então o sistema exibirá a tela de Consulta de usuário conforme figura a seguir

Tipo de Usuário

Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida

CPF

CPF da pessoa física a ser cadastrada.

Login

Login do usuário

Nome

E-mail que será utilizado para contato do usuário.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

 

4.3.1       Incluir Usuário

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. A funcionalidade permitirá cadastrar um novo usuário, conforme figura a seguir:

 

Tipo de Usuário

Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida

CPF

CPF da pessoa física a ser cadastrada.

Login

Login do usuário

Nome

E-mail que será utilizado para contato do usuário.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Reenvia a senha para o email pré-cadastrado no sistema

 

4.3.1       Alterar Usuário

Na tela de consulta de “Usuário”, “clique” no link ativo login e o sistema exibirá a tela de alteração de usuário, conforme figura a seguir:

 

Tipo de Usuário

Tipo de Usuário a ser cadastrado de lista pré-definida

CPF

CPF da pessoa física a ser cadastrada.

Login

Login do usuário

Nome

E-mail que será utilizado para contato do usuário.

Aplicação

Aplicação ao qual o usuário terá acesso

Grupo

Grupo a que pertence a aplicação

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Reenvia a senha para o email pré-cadastrado no sistema

 

 

4.3.2       Excluir Usuário

Para realizar a exclusão de um usuário é necessário realizar a consulta de usuário. Para rever os passos para a realização da consulta de usuário reveja o passo Consultar Usuário

Na tela de consulta usuário, “clique” no registro selecionado para exclusão.

Na solicitação de exclusão de registro o sistema solicitará ao usuário a confirmação da exclusão do registro, após a confirmação, o sistema realizará a exclusão do registro, caso seja permitida a exclusão desse registro. Caso contrário, o sistema exibirá uma mensagem negando a exclusão. 

Após a exclusão do registro, o sistema retorna para a tela Consultar Usuário.

4.4    Manter Pessoa Física

Esta funcionalidade permite a consulta, inclusão, alteração e exclusão de pessoa física.

 

4.4.1       Consultar Pessoa Física

Essa funcionalidade permite que o usuário realize a consulta a pessoa física. Para iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Pessoa Física e então o sistema exibirá a tela de Consulta, conforme figura a seguir:

Figura 25:

CPF

Nome da pessoa física.

Nome

CPF da pessoa física a ser cadastrada.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

Exclui um registro selecionado.

 

4.4.2       Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA DADOS PESSOAIS)

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. O sistema apresentará 3 abas para inclusão dos dados da pessoa física, sendo a primeira << Dados Pessoais>> selecionada, conforme figura abaixo:

O usuário deverá preencher as informações acima e selecionar o botão << Confirmar>>. Quando o sistema confirmar as informações, as abas Endereço e contatos serão habilitadas, conforme figura abaixo:

4.4.3       Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA ENDEREÇOS)

O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:

4.4.1       Incluir / Alterar Pessoa Física (ABA CONTATOS)

O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:

4.5    Manter Pessoa Jurídica

Esta funcionalidade permite a consulta, inclusão, alteração e exclusão de pessoas jurídica.

4.5.1       Consultar Pessoa Jurídica

Essa funcionalidade permite que o usuário realize a consulta a pessoa jurídica. Para iniciar, o usuário deverá selecionar no menu vertical Manter Pessoa Juríduica e então o sistema exibirá a tela de Consulta, conforme figura a seguir:

 

CNPJ

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Razão Social

Razão Social da pessoa jurídica

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

Permite limpar dados informados na tela.

Permite a inclusão de um novo registro no sistema.

 

4.5.1       Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA DADOS DA EMPRESA)

Esta funcionalidade se inicia quando a botão <<Novo>>é selecionado. O sistema apresentará 3 abas para inclusão dos dados da pessoa física, sendo a primeira << Dados da Empresa >> selecionada, conforme figura abaixo:

CNPJ

CNPJ da pessoa jurídica a ser cadastrada.

Inscrição Estadual

Número da Inscrição Estadual da pessoa jurídica.

Razão Social

Razão Social da pessoa jurídica

Nome Fantasia

Nome fantasia da pessoa jurídica.

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

O usuário deverá preencher as informações acima e selecionar o botão << Confirmar>>. Quando o sistema confirmar as informações, as abas Endereço e contatos serão habilitadas, conforme figura abaixo:

4.5.2       Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA ENDEREÇOS)

O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:

 

CEP

Número do CEP do endereço da pessoa jurídica.

UF

UF do endereço da pessoa jurídica.

Município

Município do endereço da pessoa jurídica.

Logradouro

Descrição do logradouro informado pela pessoa jurídica

Número

Utilizado para detalhar o número do endereço informado no cadastramento de pessoa.

Complemento

Informação complementar do endereço da pessoa jurídica.

Bairro

Informa o bairro referente ao endereço cadastrado para a pessoa.

Tipo de Endereço

Tipo do endereço da pessoa jurídica

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

 

4.5.1       Incluir / Alterar Pessoa Jurídica (ABA CONTATOS)

O usuário deverá preencher as informações abaixo e selecionar o botão << Confirmar>>, conforme figura abaixo:

Tipo de Contato

Informa o tipo de contato referente ao endereço selecionado.

Endereço

Endereço do contato

Telefone

Indica o telefone de contato da pessoa para um dos endereços informados.

Email

Email de contato da pessoa para um dos endereços informados.

Fax

Fax de contato da pessoa para um dos endereços informados

Página na Internet

Página de internet para contato da pessoa para um dos endereços informados.

Bairro

Informa o bairro referente ao endereço cadastrado para a pessoa.

Tipo de Endereço

Tipo do endereço da pessoa jurídica

Grava os dados preenchidos nos campos acima na base de dados.

 

 

 

 

5.     APROVAÇÃO

Concordam com conteúdo deste documento:

 

Leonardo Antunes

Área: Consórcio BPM

Cargo: Analista de Sistemas

Matrícula:

 

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

 

Francisco José Menezes Lima

Área: CGTI/MAPA

Cargo: Analista de Sistemas Responsável

Matrícula:

16624947

Data:

Assinatura/Carimbo:

 

 

Fabrício Muniz Teles Brandão

Área: CGTI/MAPA

Cargo: Analista de Sistema Responsável

Matrícula:

1574684

Data:

Assinatura/Carimbo: